domingo, 1 de julho de 2012

Como uma salada grega virou um risoto de camarão



A ideia deste domingo era experimentar uma receita nova e leve do livro Nigella Verão. Era! Ingredientes comprados com um dia de antecedência, tudo separado. Na hora que a fome bateu, fui à cozinha. Afinal, salada é sempre salada e pressupõe-se que é simples e rápida de se fazer. Dica que vale pra culinária e para a vida: NÃO CONFIE EM PRESSUPOSTOS. Quando fui ler mais atentamente a receita, vi que a primeira fase da Salada Grega exigia o preparo do tempero, com marinado de pelo menos 2h. Fome, barriga roncando. Ou seja, babou!

Olhei para o que eu tinha de ingrediente e, pasmem, até que não estava mal servida. E, modéstia a parte, a maioria das minhas receitas de maior sucesso foram invenções de minuto, dando um jeito com o que tinha disponível na geladeira. Essa foi uma dessas experiências. Creio que deu cerrto.

::::::
INGREDIENTES:

200 / 300 g de camarões médios (sem casca, cabeça e rabo)
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 cebola roxa
1/4 cebola
punhado de coentro fresco
louro em pó
páprica em pó
curry em pó
caldo de legumes
1/2 limão siciliado
3 colheres de azeitonas pretas sem caroço
queijo camembert de cabra
dill
pimenta branca
vodka filandesa

PREPARO:


Dissolva o caldo de legumes com cerca de 500ml de água, adicione o louro, o curry e a páprica em pó a gosto. Acrescente os camarões recém tirados do congelador e um punhadoi de folhas de coentro. Deixe ferver por pelo menos 7 minutos. Coe a água e reserve caldo e camarões separadamente.

Refogue as duas cebolas com um pouco de azeite, junte o arroz, a vodka e aos poucos vá acrescentando conchas com o caldo. O importante é ir mexendo sempre para o arroz cozinhar e não grudar. Quando já estiver ao dente, acrescente as azeitonas, mexendo sempre. Os camarões vão na sequência, assim como a pimenta branca. O dill vai logo depois, seguido do queijo. Mexendo sempre. Ao final, com o fogo jádesligado, junte o suco do limão e mais um pouco de dill.

Sirva o prato e decore com um pouco de azeite, pimenta preta e folhas de coentro.

SERVE:
3 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário